sábado, 10 de janeiro de 2009

Natalis-2006

ESTE É SOBRE O TRABALHO QUE TIVEMOS NA “ NATALIS “




“…`Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
… “
In Mensagem “ Fernando Pessoa “


Quantas mães e mulheres choraram… lutaram, e continuam lutando pelos homens deste país, que esses mares cruzaram…
Pois este assunto tão pouco debatido pelos órgãos de comunicação social deste país, embora a nossa associação lute a cada dia pelos direitos dos ex-combatentes, e, um dos modos de luta e divulgação das actividades da Apoiar foi a sua presença na Feira Internacional de Lisboa (FIL), neste evento da “ Natalis “ para dar a conhecer e a divulgar todo o trabalho e ajuda de que dispõe a associação, também para ajudar a colmatar os efeitos traumatizantes dos homens que foram enviados para a guerra colonial.
Ora bem, na minha óptica acho que a nossa presença foi muito benéfica.
Pois embora as pessoas não se dirijam com muita expontâneidade à associação, verifiquei que os indivíduos, homens e mulheres talvez com mais de cinquenta anos , paravam, olhavam, e a indecisão via-se nos seus olhares, chegamos mesmo a ver que as mesmas pessoas e seus familiares chegavam a dar mais que uma volta ao corredor , ficando os mesmos no corredor em frente e olhando de soslaio, como que a quererem ganhar coragem para o primeiro passo, claro que sempre que nos era possível e com toda a subtileza, nos aproximávamos oferecendo um impresso com os contactos e as actividades da Apoiar , tentando dar indicações para que os mesmos pudessem chegar até nós com o menor esforço possível. E de facto vieram até nós um número razoável de pessoas, creio ter sido positivo a nossa presença na “ Natalis “ , é de repetir para ajudar quem de nós precisa.
É de salientar o esforço dos técnicos, elementos da Direcção e sócios que se disponibilizaram, para estarem presentes durante toda a semana das 14,30 horas às 23 horas, foi um esforço salutar, bem hajam.
Agora, e por incrível que pareça num dos dias que estive na “ Natalis “ , desloquei-me de táxi do Cais do Sodré para o Parque das Nações, como sou muito conversadora todo o caminho conversei com o sr. Do táxi, e contei-lhe para onde ia, e o que ia fazer, quando o sr. me disse: “ Eu estive na Guiné e sofro bastante…”, fiquei muito constrangida , mas tentei explicar-lhe os objectivos de ajuda da Apoiar, como não tinha nenhum cartão nem jornal expliquei-lhe a localização da nossa associação e dei-lhe o nº de telefone da Apoiar, penso pela necessidade que o sr.me demonstrou que brevemente me irei cruzar com ele na Apoiar e conversar novamente com uma pessoa que foi tão simpática apesar do seu sofrimento.
Dezº 2006
Margarida Simão

Sem comentários:

Enviar um comentário